domingo, 18 de maio de 2014

Terno ou Costume ?

1. Terno: A palavra terno significa um conjunto de três coisas. Tudo bem que no dia-dia a gente acaba chamando assim o conjunto de calça e paletó, mas está incorreto. Na alfaiataria, o conjunto de paletó + calça + colete, que perfaz três peças, é chamado de Terno! Pensando assim, fica fácil não cometer mais o erro, certo?

2. Costume
Já a dupla paletó + calça é chamada de Costume. Lembre-se que este conjunto deve obrigatoriamente ser confeccionado do mesmo tecido e, se for o caso,  ter a mesma padronagem.

Seja qual for a sua escolha, há uma regrinha básica que vem sendo esquecida e que a gente faz questão de lembrar aqui.  Se o abotoamento do seu paletó é simples, ou seja, a peça tem uma fileira única de botões, seja lá qual for a quantidade (2, 3 ou 4), o último botão de cima para baixo deve sempre, sempre permanecer desabotoado. No caso de uma peça de um botão, deixe-o sempre fechado. Saiba que os paletós já são confeccionados contando que você vá obedecer a esta regrinha, que faz sentido. A menos que você conserve aquela “barriguinha de chopp”, seus quadris são mais largos que a cintura, certo? Deixando o último botão desaboatoado você terá muito mais liberdade de movimento. Mas, lembre-se: ao sentar-se, desabotoe todos os botões e ao levantar-se jamais esqueça de abotoá-los outra vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário