sábado, 15 de março de 2014

Vocabulário da Moda

Anabela:  Não, não é nome daquela prima querida ou da tia lá do interior! Anabela é um tipo de salto com altura que varia entre 2 a 10 cm. Possui um formato de cunho, sendo totalmente sólido desde o calcanhar ao arco do pé, mas existe uma inclinação. A parte que acomoda o calcanhar é a mais alta. Ele vai inclinando e perdendo altura ao passar pelo arco do pé.
Ankle boot: modelo de bota que tomou conta do inverno deste ano. Pode ser de cano curto (que fica abaixo da linha da canela) ou sem cano (que fica um pouquinho acima do tornozelo). Os materiais variam entre camurça, couro e verniz.
Babyliss: aparelho roliço e térmico que possibilita a ondulação dos cabelos. O baby liss é usado para tirar o volume dos cabelos crespos e armados, mas também pode fazer o contrário com os cabelos que são muito lisos e sem volume, ou seja, o baby liss faz aqueles cachos de cinema nos cabelos das mulheres!
Bobs: Não, não é nome de bichinho nem nome de franquia de fast food. Esse bobs? são tão ou até mais antigos que o espartilho. Os bobs são aqueles rolinhos que a Dona Florinda usa nos cabelos, sabe? Então, eles podem ser de plástico, de velcro ou térmicos.
Eles servem para deixar os cabelos enrolados ou ainda para dar volume aos fios lisos. Ou seja, uma mulher que tem cabelos lisos pode enrolar bobs nos cabelos para ficar com cachos ou ainda secar os cabelos com secador e depois enrolar os bobs, para dar aquele visual de capa da Nova, sabe como?
Body / Collant: é um tipo de maiô, mas não é pra ser usado na praia! O body, por ser feito, geralmente de tecidos com elastano, modela o corpo disfarçando as gordurinhas, dando aquela disfarçada... As peças coladas ao corpo ganham destaque valorizando as silhuetas das mulheres. O modelo geralmente é sem recortes evitando marcas, tem bojo (ver abaixo) pré moldado e fecho fica no fundo da peça, ou seja, entre as pernas.
 
Balonê: Saia, vestido ou short franzido na cintura, formando um balão e se fechando em direção à barra, lembrando o formato de um balão.
Bojo: ‰ a estrutura de um tipo de sutiã. Existem sutiãs com bojo e sem bojo, certo? Então, o bojo está naqueles sutiãs tipo armadura, que deixam os seios das mulheres mais modelados. Os bojos geralmente são feitos de algodão e é ali, que na maioria das vezes também ficam os enchimentos do sutiã! (segredinho...)
Bolero: Sim, bolero também é dança! Mas no meio da moda, bolero não é aquela dança! BolCasaquinho aberto, com ou sem mangas, que vai até quase a altura da cintura. Tem origem espanhola. Pode ser usado por cima de camisetas e vestidos.
Cacharrel: Blusa de malha fria ou de lã com gola alta e justa ao corpo. Existem modelos de mangas curtas e compridas.
Calça Capri: Peça feminina com o comprimento mais curto nos tornozelos, muito usada nos anos 1950. Ela recebeu esse nome em homenagem à Ilha de Capri, balneário italiano elegante onde as mulheres passaram a usar esse estilo de calça. O estilista Emilio Pucci foi um dos primeiros a criar calças com essa modelagem.
Chanel: esta palavra faz referência à um dos grandes nomes da moda. Com estilo e elegância, Gabrielle "Coco" Chanel revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século 19. Ao invés de usar desconfortáveis vestidos com espartilhos, ela remodelou o terno masculino, fazendo cortes na cintura, deixando o modelo com um ar feminino. O estilo clássico atravessou o século 20 e se tornou atemporal.
Mas... O Chanel também é um corte de cabelo! Sim, ele foi lançado por Gabrielle Coco Chanel. Ele deixa a nuca à mostra e pode ser usado junto com uma franja. O corte sempre esteve associado a praticidade. Depois de Coco Chanel, o corte apareceu na Primeira Guerra Mundial porque as mulheres precisavam trabalhar fora enquanto os homens serviam à guerra, o cabelo curtinho não exigia tantos cuidados como um longo.
 
Corpete: Também conhecido como corselete, é um item do vestuário feminino que se ajusta ao peito e pode ter ou não armações de barbatana. Na Idade Média, era usado por baixo das armaduras para proteger o peito e as costas dos cavaleiros.
Echarpe: Palavra de origem francesa para designar lenço macio e longo feito de seda, crepe ou algodão, usado ao redor do pescoço.
Gladiador: Sandália inspirada no calçado dos romanos. ‰ caracterizada por suas tiras paralelas presas a outra central.
Gola Boba: é o tipo de gola com um monte de tecido, que fica caída no decote, meio enroladinha. Pode ser usada em blusas e vestidos tanto de inverno quanto de verão, o que muda é apenas o tamanho da manga ou tipo de tecido.
Jegging: mistura das palavras jeans + legging, as jeggings são calças de tecido mais fino que o jeans, porém mais justas que uma skinny e tão confortáveis quanto uma legging “ tudo graças a uma dose a mais de elastano em sua composição.
Legging: um tipo de calça que saiu das academias e ganhou a moda das ruas, dos shoppings e até das baladas! Essas calças são feitas de tecido elástico e ficam coladas ao corpo. Podem substituir a meia calça ou ainda podem ser usadas com blusas que cubram os quadris e escondam o bumbum!

Manga morcego: Cortada como extensão do corpete de um vestido, blusa ou casaco, essa manga não tem recorte no ombro, deixando a cava profunda e larga, o que lembra as asas de um morcego. Muito usada nas décadas de 1930 e 1970, ainda hoje é revisitada por estilistas do mundo todo.
Maria João: bermuda que fica logo abaixo do joelho.
  Meia Pata: Tipo de sandália cujo solado é mais grosso na parte da frente, como uma plataforma.
Meia 3/4: é a meia que fica na altura de um meião de futebol, ou ainda aquelas meias de colegial... Ah! ‰ aquela meia que a Letícia Spiller, a Babalu da novela 4 x 4 usava. Dessa você lembra, né?!
Meia 7/8:  é aquela meia usada com cinta-liga! Ahhh! Essa você sabe! Mas como a moda feminina é suuuper versátil, hoje em dia as meias 7/8 também são usadas no dia a dia com saias, vestidos e shorts.
Nude: é um tipo de cor que se refere a tons claros que imitam a cor da pele e podem puxar para o rosado ou amarelado. Combinada às tonalidades fortes ou mesmo às terrosas, ele dá elegância e leveza ao visual. Peep toe: ‰ um anckle boot aberto na ponta. Por não ter bico, alonga a silhueta. Combina com quase todos os tipos de roupa e é ideal para as mais baixinhas.
 
Saruel: Saruel, ou sarouel, é um tipo de roupa de cavalo (gancho) baixo que veio do norte da ?frica, mais precisamente do Marrocos. O gancho dessa calça/bermuda/macacão é bem baixo, quase nos joelhos, por isso ela veste super confortável. Em uma de suas colunas, a consultora de moda Glória Kalil descreveu a calça saruel como uma "fralda chique", utilizada apenas por quem tem muita personalidade.
Scarpin (lê-se escárpã): O scarpin é o sapato feminino propriamente dito. Por definição, sapato é o calçado que esconde os dedos do pé e é fechado na parte de trás. O scarpin pode ter bico fino, arredondado (sapato de boneca) ou quadrado. Um scarpin deve ter salto. A medida é de no mínimo 4 cm, e se o salto for maior do que 10 cm, o scarpin passa a ser chamado de stiletto.
Soquete: Tipo de meia feminina que surgiu nos pés das estudantes dos anos 60, que abaixavam a meia escolar de três quartos para deixar os tornozelos à mostra. Confeccionados pelas indústrias de meias, viraram febre nos anos 1990, quando Sonia Braga apareceu na novela Dancing Days, dançando numa discoteca com uma meia soquete listrada de lurex embaixo de uma sandália de tiras. De algodão, seda e até lãzinha, vai bem com sapato fechado e tênis, com roupas sportswear.
 
Skinny: Modelagem de calça super justa, que pode ser elástica e possui formato afunilado na canela. Uma calça bem longa, que pode até ficar um pouco franzida na canela e com a boca tão estreita que você tem que tirar os sapatos e ainda fazer pezinho de bailarina para poder entrar. O tecido precisa ter uma pequena porcentagem de lycra para você poder respirar e sentar.
Strass: Criado pelo francês Georges Frédéric Strass, é um aviamento feito de vidro e possui a capacidade de reproduzir o efeito de pedras preciosas. No passado, era muito empregado em fantasias de Carnaval. Hoje, é aplicado em roupas e acessórios por meio de pequenas bases com garras metálicas ou do método transfer.
Stretch: Característica elástica de alguns tecidos, que possuem fibras de elastano em sua composição. Deixa o jeans mais justo ao corpo e também aparece com frequência em lingeries e roupas de praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário