quarta-feira, 15 de maio de 2013

O poder da sua imagem

Todos julgamos o próximo pela imagem. Mas o que faz parte da imagem pessoal? Tudo o que se refere ao visual ou seja, a roupa, o cabelo, os acessórios, os sapatos, a maneira de sentar, de falar. etc.
 
Pesquisas indicam que são necessários apenas 30 segundos para formarmos uma primeira impressão
de alguém. Neste curto espaço de tempo, qualidades como personalidade, origem, humor, nível de sofisticação e autoconfiança são analisados, facilitando ou não nossa interacção com os outros. Pode até parecer que a imagem é um conceito passivo, que existe apenas na mente do nosso interlocutor e que não depende de nós. No entanto a imagem é fruto de nossas acções e, justamente por causa disso, pode e deve ser gerenciada.
 
A verdade é que a imagem pessoal não passa só pela roupa que vestimos, pelo relógio que usamos, pelo notebook com que trabalhamos e muito menos pelo carro que conduzimos. É claro que estas são ferramentas importantíssimas para se fazer um bom marketing pessoal. Nos dias de hoje, em que somos cada vez mais uma sociedade visual, a imagem pessoal tornou-se de fundamental importância para o sucesso em todas as áreas de trabalho. Como um produto, qualquer um que deseje a inserção no mercado precisa de um esforço de marketing para promover a sua própria imagem, pois quanto mais valorizado o profissional, mais as empresas e clientes vão pagar por ele.
 
Mas o que compõe a sua imagem?  Não meramente perdendo peso ou a forma da sua barriga. É toda uma essência que vai da maneira como fala, à maneira anda, ao seu olhar, e naturalmente a sua aparência física. Como se sente, ou seja, a sua disposição, tem também uma grande influência que contribui fortemente para as pessoas que a rodeiam a aceitem ou rejeitem.
 
Expressão através da roupa
 
O ideal será vestir-se expressando a sua própria imagem pessoal, uma vez que a sua confiança será mais visível aos olhos dos outros o que a ajudará no longo caminho para ser a pessoa que aspira ser. A imagem que nós criamos indica tudo o que é possível para nós. A chave do segredo na escolha de uma peça de roupa compreende o juízo que quer obter dos que a rodeiam e fazer uma conexão entre esse sentido e a sua aparência são uma etapa preliminar.  
 
A forma como se veste não depende, no entanto, apenas do que é adequado a uma ou outra situação.O poder e o valor da sua imagem pessoal Existem várias recomendações sobre o guarda-roupa ideal, mas nem todas podem ser aplicadas a todos. O primeiro passo para escolher o que vestir é definir qual a imagem que deseja projectar. Cuidado! Não falamos em tentar vestir-se de forma a parecer alguém que não é: isso seria descoberto em poucos segundos! Pense nas qualidades e valores pessoais que a distinguem.
 
Determine o que deseja transmitir aos seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Há qualidades que quer projectar sempre e outras que mudam conforme a situação.
 
Que tipo de profissional é? Bem – sucedida, acessível, moderna, sofisticada, discreta, clássica, criativa, actual, ágil, poderosa, refinada, cosmopolita e de vanguarda? Como espera que uma pessoa assim se vista? Por exemplo, quem é minucioso costuma ter muito cuidado com os detalhes; os sofisticados escolhem roupas bem cortadas e feitas com os melhores tecidos e os criativos preferem peças únicas e diferenciadas. Faça uma análise objectiva das suas roupas e identifique quais qualidades pessoais que reflitam e no que ainda precisa investir. Abstenha-se de usar aquilo que não é coerente com a sua imagem. Adote essas características para qualquer evento – seja ele formal ou informal. Além das roupas, observe os seus acessórios e o cuidado que tem com a sua aparência. Se mantém o mesmo corte de cabelo há mais de cinco anos, dificilmente irá parecer moderno.
 
Confiança pessoal
 
Como se sente hoje? Não há nenhuma maneira de disfarçar como o ponto baixo do seu nível da confiança pode estar.   Pode até escondê-lo temporariamente, mas a menos que crie ou invente uma maneira contínua tudo o que fizer acabará por ser descoberto. Basta um falso sorriso. O ser humano tem a habilidade e a perspicácia de se aperceber destes pequenos detalhes.
 
Mas então o que fazer para ficar mais confiante? Examine os seus pontos fortes e fracos.   Focar unicamente em cima de uns ou de outros não permite resolver nenhum problema. Em que áreas se sente ótima hoje? E más? Como poderá agir em função dos acontecimentos.
 
Tipo de linguagem
93% da sua comunicação é reflectida com o corpo da seguinte maneira:
 
Verbal secundário (38%) - tom da voz, velocidade, o suave ou o grave, a raiva, o exaltamento, a sinceridade, o entusiasmo ou a falta disso
 
 Linguagem corporal (55%) – o seu estilo, como anda no seu quarto, onde param os seus olhos, colocação  de seus mãos e pés, o seu sorriso ou a falta dele.
 
 O cabelo
 
    O mais importante é identificar se a pele é quente ou fria, para acertar a cor do fundo do cabelo.
    Se for quente, use tons quentes: castanhos - avermelhados ou amarelados (mel), loiros -
    dourados, alaranjados e vermelhos. Se for fria, use tons frios: castanhos - frios, tons irisados,
    cereja e loiro - cinza. Se a pele for muito amarelada e pálida, os louros devem ser evitados.
 
   Portanto, para não errar, segue a máxima: “cor quente nas peles quentes, cor fria nas peles
    frias.”

   Além disso, é importante saber o que cada cor expressa e se ela estará de acordo com a
   intenção pessoa. Nem sempre o que é bonito é adequado. Por exemplo, se a pessoa quiser
  expressar força e determinação,     o cabelo louro pode ser leve demais, porque o amarelo expressa energia e    dinamismo. Nesse caso, se a aparência desejada é a de uma loira, o melhor será aplicar um castanho mais escuro no fundo e, depois, madeixas loiras.Quanto mais clara for a cor, maior leveza proporcionará à imagem. Cores escuras são densas e pesadas, então, assentam a pessoa e expressam firmeza, poder e força.
O poder e o valor da sua imagem pessoal
 
 
 
 
 
 
Quando se faz a coloração do cabelo, todas essas questões precisam ser levadas em conta, senão corre-se o risco de criar uma imagem sem harmonia e estética ou de expressar algo não desejado. Além de linda, a cor tem de estar em harmonia com a intenção e a identidade da cliente.

Concluímos assim que a impressão que quer causar é uma scolha pessoal. Não existe uma mesma combinação de qualidades e valores para duas pessoas diferentes. O seu visual será resultado das características pessoais que definiu ao criar o seu estilo. Aprenda a usar as suas roupas como uma ferramenta de comunicação. Use-as conscientemente para projectar e reforçar sua marca pessoal. Mas nunca se esqueça do seu “Eu”.
 
 
 
 
 
 
 
 

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