Pesquisas indicam que são necessários apenas 30 segundos para formarmos uma primeira impressão
de alguém. Neste curto espaço de tempo, qualidades como personalidade, origem, humor, nível de sofisticação e autoconfiança são analisados, facilitando ou não nossa interacção com os outros. Pode até parecer que a imagem é um conceito passivo, que existe apenas na mente do nosso interlocutor e que não depende de nós. No entanto a imagem é fruto de nossas acções e, justamente por causa disso, pode e deve ser gerenciada.
A verdade é que a imagem pessoal não passa só pela roupa que vestimos, pelo relógio que usamos, pelo notebook com que trabalhamos e muito menos pelo carro que conduzimos. É claro que estas são ferramentas importantíssimas para se fazer um bom marketing pessoal. Nos dias de hoje, em que somos cada vez mais uma sociedade visual, a imagem pessoal tornou-se de fundamental importância para o sucesso em todas as áreas de trabalho. Como um produto, qualquer um que deseje a inserção no mercado precisa de um esforço de marketing para promover a sua própria imagem, pois quanto mais valorizado o profissional, mais as empresas e clientes vão pagar por ele.
Mas o que compõe a sua imagem? Não meramente perdendo peso ou a forma da sua barriga. É toda uma essência que vai da maneira como fala, à maneira anda, ao seu olhar, e naturalmente a sua aparência física. Como se sente, ou seja, a sua disposição, tem também uma grande influência que contribui fortemente para as pessoas que a rodeiam a aceitem ou rejeitem.
Expressão através da roupa
O ideal será vestir-se expressando a sua própria imagem pessoal, uma vez que a sua confiança será mais visível aos olhos dos outros o que a ajudará no longo caminho para ser a pessoa que aspira ser. A imagem que nós criamos indica tudo o que é possível para nós. A chave do segredo na escolha de uma peça de roupa compreende o juízo que quer obter dos que a rodeiam e fazer uma conexão entre esse sentido e a sua aparência são uma etapa preliminar.
A forma como se veste não depende, no entanto, apenas do que é adequado a uma ou outra situação.
Existem várias recomendações sobre o guarda-roupa ideal, mas nem todas podem ser aplicadas a todos. O primeiro passo para escolher o que vestir é definir qual a imagem que deseja projectar. Cuidado! Não falamos em tentar vestir-se de forma a parecer alguém que não é: isso seria descoberto em poucos segundos! Pense nas qualidades e valores pessoais que a distinguem.
Determine o que deseja transmitir aos seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Há qualidades que quer projectar sempre e outras que mudam conforme a situação.
Que tipo de profissional é? Bem – sucedida, acessível, moderna, sofisticada, discreta, clássica, criativa, actual, ágil, poderosa, refinada, cosmopolita e de vanguarda? Como espera que uma pessoa assim se vista? Por exemplo, quem é minucioso costuma ter muito cuidado com os detalhes; os sofisticados escolhem roupas bem cortadas e feitas com os melhores tecidos e os criativos preferem peças únicas e diferenciadas. Faça uma análise objectiva das suas roupas e identifique quais qualidades pessoais que reflitam e no que ainda precisa investir. Abstenha-se de usar aquilo que não é coerente com a sua imagem. Adote essas características para qualquer evento – seja ele formal ou informal. Além das roupas, observe os seus acessórios e o cuidado que tem com a sua aparência. Se mantém o mesmo corte de cabelo há mais de cinco anos, dificilmente irá parecer moderno.
Confiança pessoal
Como se sente hoje? Não há nenhuma maneira de disfarçar como o ponto baixo do seu nível da confiança pode estar. Pode até escondê-lo temporariamente, mas a menos que crie ou invente uma maneira contínua tudo o que fizer acabará por ser descoberto. Basta um falso sorriso. O ser humano tem a habilidade e a perspicácia de se aperceber destes pequenos detalhes.
Mas então o que fazer para ficar mais confiante? Examine os seus pontos fortes e fracos. Focar unicamente em cima de uns ou de outros não permite resolver nenhum problema. Em que áreas se sente ótima hoje? E más? Como poderá agir em função dos acontecimentos.
Tipo de linguagem
93% da sua comunicação é reflectida com o corpo da seguinte maneira:
Verbal secundário (38%) - tom da voz, velocidade, o suave ou o grave, a raiva, o exaltamento, a sinceridade, o entusiasmo ou a falta disso
Linguagem corporal (55%) – o seu estilo, como anda no seu quarto, onde param os seus olhos, colocação de seus mãos e pés, o seu sorriso ou a falta dele.
O cabelo
O mais importante é identificar se a pele é quente ou fria, para acertar a cor do fundo do cabelo.
Se for quente, use tons quentes: castanhos - avermelhados ou amarelados (mel), loiros -
dourados, alaranjados e vermelhos. Se for fria, use tons frios: castanhos - frios, tons irisados,
cereja e loiro - cinza. Se a pele for muito amarelada e pálida, os louros devem ser evitados.
Portanto, para não errar, segue a máxima: “cor quente nas peles quentes, cor fria nas peles
frias.”
Além disso, é importante saber o que cada cor expressa e se ela estará de acordo com a
Além disso, é importante saber o que cada cor expressa e se ela estará de acordo com a
intenção pessoa. Nem sempre o que é bonito é adequado. Por exemplo, se a pessoa quiser
expressar força e determinação, o cabelo louro pode ser leve demais, porque o amarelo expressa energia e dinamismo. Nesse caso, se a aparência desejada é a de uma loira, o melhor será aplicar um castanho mais escuro no fundo e, depois, madeixas loiras.Quanto mais clara for a cor, maior leveza proporcionará à imagem. Cores escuras são densas e pesadas, então, assentam a pessoa e expressam firmeza, poder e força.
Quando se faz a coloração do cabelo, todas essas questões precisam ser levadas em conta, senão corre-se o risco de criar uma imagem sem harmonia e estética ou de expressar algo não desejado. Além de linda, a cor tem de estar em harmonia com a intenção e a identidade da cliente.
Concluímos assim que a impressão que quer causar é uma scolha pessoal. Não existe uma mesma combinação de qualidades e valores para duas pessoas diferentes. O seu visual será resultado das características pessoais que definiu ao criar o seu estilo. Aprenda a usar as suas roupas como uma ferramenta de comunicação. Use-as conscientemente para projectar e reforçar sua marca pessoal. Mas nunca se esqueça do seu “Eu”.
Concluímos assim que a impressão que quer causar é uma scolha pessoal. Não existe uma mesma combinação de qualidades e valores para duas pessoas diferentes. O seu visual será resultado das características pessoais que definiu ao criar o seu estilo. Aprenda a usar as suas roupas como uma ferramenta de comunicação. Use-as conscientemente para projectar e reforçar sua marca pessoal. Mas nunca se esqueça do seu “Eu”.
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