quarta-feira, 10 de julho de 2013

Conheça seu corpo ! Dicas para valorizar sua silhueta.

 Acredito que o autoconhecimento é um elemento fundamental  para a  liberdade de escolha. Ele nos  permite enxergar aspectos interessantes de nós mesmas como as qualidades e, é claro, nossas fragilidades. Passamos a nos aceitar e transmitimos o que somos de maneira fluida. Existem inúmeras vantagens em todo este processo. Creio que uma das mais importantes é  saber fazer  as escolhas certas na hora de compor o look, respeitando as nossas formas e valorizando o que a gente tem de melhor.

Reflexões são importantes para dar início ao processo de autoconhecimento – no  nosso caso, o foco é a imagem. Podemos começar fazendo perguntas do tipo: Quais são as partes do meu corpo que mais gosto? Quais as que menos gosto? O que eu acho que transmito com o jeito de me vestir?
 
A ideia é  trazer para a consciência elementos da nossa personalidade, que são riquíssimos e nos ajudam a construir uma imagem coerente com aquilo que a gente é.

Após o processo de reflexões e questionamentos podemos identificar maneiras de valorizar a nossa imagem. Vale conhecer o nosso tipo físico, tipo de pele, formato do rosto, enfim, características pessoais que servirão para valorizar os nossos pontos fortes e de repente, esconder aqueles que não são tão fortes assim!
 
Hoje vamos falar sobre SILHUETA .Conheça primeiro você e depois adorne -se !
 
TIPOS DE SILHUETA
 A gente sabe que não existe corpo perfeito, mas existem maneiras de deixá-lo super em harmonia através das roupas que vestimos.
A figura abaixo é um exemplo. Reparem que a silhueta é desproporcional, ou seja, o volume da parte de cima é maior que o da parte de baixo. A intenção neste caso é criar a ilusão de volume onde não existe e podemos fazer isto através das roupas. Seguindo a linha vertical em vermelho a gente consegue visualizar como podemos criar a harmonia que queremos.
E como podemos fazer para criar volume nestas regiões e retirar de onde se tem muito?No caso acima, o volume pode ser dado com peças mais larguinhas na parte de baixo, como pantalonas ou calças estampadas, metalizadas, com pregas, enfim peças que permitem uma expansão na silhueta.
 
Outra dica bem bacana é a gente retirar um pouco de volume da parte de cima, podemos escolher cores mais escuras (vamos falar mais disso aqui) e decotes verticais, que são afinadoras de look!
 
ESTRUTURA CORPORAL
Conhecer as nossas proporções também nos ajudam muito na harmonização da silhueta. As proporções são basicamente o tamanho do tronco X pernas e são super importantes para criar efeitos de volume e comprimento.  Podemos criar ilusões óticas para nos alongar e afinar. Quem tem pernas finas e compridas parece ser mais alta e magra. Para quem tem este tipo de proporção e quer parecer mais baixa, a solução é fazer os chamados “cortes na silhueta” que nada mais é  do que delimitar os espaços que a roupa ocupa no corpo. Quanto menor o corte que fazemos em nossa silhueta, mais “fina” aparentamos ser. Os cortes podem ser feitos através das cores, de barras de calça, sapatos, enfim, a gente tem 1001 formas para usar as peças a nosso favor. Aqui vão algumas dicas!

Pernas longas e Tronco curto: Geralmente quem tem pernas longas parece ser mais alta. Para equilibrar a silhueta os cortes podem ser feitos tanto na parte de cima, usando tops e blusas que vão até a altura do quadril (dando a ideia de tronco alongado), como deixando a barra da calça mais curta ou usando sapatos e botas mais fechados, proporcionando cortes na altura do tornozelo.

Tronco longo e Pernas curtas: Para equilibrar, a dica é deixar as pernas mais compridas, fazendo escolhas espertas  para não parecer mais baixinha, como optar por botinhas de cores claras – mais no tom da pele e não fazendo cortes bruscos na silhueta. Podemos também alongar com a parte de cima em tons parecidos com a parte de baixo, pois dá ilusão de ser uma coisa só.
Outra forma de cortar a silhueta para alongar as pernas é marcar a cintura um pouco mais em cima ou até mesmo usar casaquetos e jaquetinhas, pois eles terminam na altura da cintura.

É muito bacana podermos ter ferramentas para nos auxiliar a dar esses “efeitinhos mágicos” no look. Existem outros recursos para também nos ajudar nessa missão. Vamos lá!
  •  looks monocromáticos dão super um efeito alongador de silhueta e é fundamental termos este conceito para usar em todos os momentos.
  • Dobrar barras de calças podem achatar se ela for de cores que contrastam com a pele. Para alongar podemos criar um efeito monocromático no look ou escolher sapatos de salto e dar preferência para os que aparecem mais o peito do pé.
  • Linhas verticais podem achatar a silhueta, mas podemos utilizá-la sempre para dar mais volume em partes que precisam dele.
  • Cores mais escuras são mais emagrecedoras do que as claras. Quando olhamos para os dois pontos abaixo vemos que o ponto que está preenchido é menor que o que não está preenchido, mas eles são do mesmo tamanho, perceberam?
  • Botas usadas por cima da calça em cores contrastantes fazem cortes que nem sempre alongam. Se o objetivo for este podemos escolher botas no mesmo tom da calça ou tons parecidos.
  • Outra dica bem bacana é usar a terceira peça na altura do quadril para alongar o tronco e parecer mais esguia. Casacos, coletes, cardigans, camisas por cima da base do look são ideais para nos ajudar nesta missão.
  • Tudo que tem brilho pode expandir, principalmente quando o brilho ou metalizado for de cores mais claras ou chamativas, como o dourado. Uma escolha esperta é usar estas peças na parte do corpo que precisa de mais volume.
  • Bolsas, dependendo do tamanho, podem dar volume em regiões que não são bem vindas, como as grandes, na altura da cintura.
  • Acessórios como brincos longilíneos alongam nosso rosto.
  • Colares compridos abaixo da altura do ombro, são ideais pra quem tem pescoço curto e colares curtos e arredondados, para pescoços mais finos.
Uma das coisas que aprendi é que na moda TUDO  PODE, pois estamos tratando de Estilo e cada pessoa tem o seu. O fato de compor um look, podendo ter o autoconhecimento como base, brincando com os elementos e  respeitando o nosso corpo e estilo, é, sem dúvida uma forma de se fazer ARTE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário